Uma das razões mais lógicas que me salta mais a vista é a segurança que um sistema baseado em Unix te pode oferecer, principalmente em termos de niveis de utilizadores que podem utilizar o sistema. Enquanto que no Windows tens, supostamente um nivel de utilização em que podes instalar programas e correr scripts, é facil circundar esse tipo de aceitação. No Linux é mais complicado este tipo de instalação, até porque podes criar vários niveis de utilização do sistema. Ainda ligado com a segurança vem o facto do sistema não correr directamente ficheiros .exe o que te leva a navegar na internet com muita mais segurança do que o farias com o windows. Claro que este é um tópico muito contestado pelos utilizadores do Windows até porque o maior virus dum qualquer sistema operativo é a pessoa que está a ter acesso ao PC.
Uma coisa que é possivel num sistema operativo Ubuntu é chegares a uma linha de comandos num pc que tenha rede e instalares o software que pretendas dum qualquer repositório. Ou seja, passo a explicar, existem servidores onde os programas que existem para o Ubuntu são guardados e quando se pretende usar um desses programas é apenas necessário pedir ao servidor que te envie o programa que pretendes, que o sistema configura automáticamente o programa.
é tão facil como abrir a linha de comandos e teclar:
sudo apt-get install programaX
Acima de tudo a maior parte do software que usas é opensource, o que significa que podes utilizar o código desse software para desenvolveres um teu ou melhorares o que já existe.
Imagina milhões de pessoas que usam um sistema Unix, e que vão melhorando aos bocados os vários bocados de software que todos eles usam dia a dia, se pensares nisto chegas à conclusão que este sistema operativo é mais forte e robusto que qualquer outro pois é feito pela comunidade que o usa, para a comunidade que o usa
Outro ponto muito importante, é a facilidade de programar no Linux devido à estrutura do sistema operativo. Cada recurso que o sistema operativo é representado por um ficheiro. É facil utilizar esse recurso quando estamos a programar, é apenas necessário aceder a esse ficheiro e ler o que lá está.
Teria muitos outros pontos que poderia focar, desde a organização que um sistema operativo assim mantém, as actualizações diárias, etc etc...
Não estou a tentar vender nada, até porque tenho consciencia que passei uns primeiros dias complicados quando o instalei pela primeira vez.
Mas agora não quero mais nada :P
Quem estiver interessado:
http://www.ubuntu.com/Daqui a uns dias se vir que é um assunto que interesse ao fórum colocarei um tutorial de como instalar o Ubuntu usando uma pen :P
Cumprimentos
edit:
Usem a versão 10.04_1 para já se quiserem experimentar, a versão 10.10 ainda está em desenvolvimento.
Saem duas versões novas de Ubuntu por ano, a versão X.04 que sai em Abril(04) e a versão X.10 que sai em Outubro(10)