Maio 20, 2012, 13:29:33

Autor Tópico: Duvidas  (Lida 649 vezes)

Offline Zarret

• Newbie
  • *
Duvidas
« em: Setembro 11, 2010, 02:08:54 »
Pessoal, não sei quantas pessoas aqui usam Ubuntu ou algum linux debian-like, mas se precisarem de alguma ajuda que achem que não conseguem resolver facilmente, estou apto para vos ajudar.
Já uso sistemas operativos Unix à mais anos que m lembro, cerca de 7 ou 8, passando por várias Distribuições que sairam.
Começou como uma necessidade académica, mas posteriormente ficou. :P
Por isso qualquer duvida, seja com programação [JAVA ou C] e/ou Sistema operativo, coloquem aqui um post e mandem-me uma pm.

Cumprimentos 

Offline [PT]Snake

• SysOp
  • Mobilia da Casa
  • *
  • I AM... THE LAAAAAAAAW!
Re: Duvidas
« Responder #1 em: Setembro 11, 2010, 02:30:12 »
Por acaso sou fã do bom velho windows.

Alguma razão em especial para usares linux?

Offline Zarret

• Newbie
  • *
« Responder #2 em: Setembro 11, 2010, 03:01:13 »
Uma das razões mais lógicas que me salta mais a vista é a segurança que um sistema baseado em Unix te pode oferecer, principalmente em termos de niveis de utilizadores que podem utilizar o sistema. Enquanto que no Windows tens, supostamente um nivel de utilização em que podes instalar programas e correr scripts, é facil circundar esse tipo de aceitação. No Linux é mais complicado este tipo de instalação, até porque podes criar vários niveis de utilização do sistema. Ainda ligado com a segurança vem o facto do sistema não correr directamente ficheiros .exe o que te leva a navegar na internet com muita mais segurança do que o farias com o windows. Claro que este é um tópico muito contestado pelos utilizadores do Windows até porque o maior virus dum qualquer sistema operativo é a pessoa que está a ter acesso ao PC.

Uma coisa que é possivel num sistema operativo Ubuntu é chegares a uma linha de comandos num pc que tenha rede e instalares o software que pretendas dum qualquer repositório. Ou seja, passo a explicar, existem servidores onde os programas que existem para o Ubuntu são guardados e quando se pretende usar um desses programas é apenas necessário pedir ao servidor que te envie o programa que pretendes, que o sistema configura automáticamente o programa.
é tão facil como abrir a linha de comandos e teclar:

sudo apt-get install programaX

Acima de tudo a maior parte do software que usas é opensource, o que significa que podes utilizar o código desse software para desenvolveres um teu ou melhorares o que já existe.
Imagina milhões de pessoas que usam um sistema Unix, e que vão melhorando aos bocados os vários bocados de software que todos eles usam dia a dia, se pensares nisto chegas à conclusão que este sistema operativo é mais forte e robusto que qualquer outro pois é feito pela comunidade que o usa, para a comunidade que o usa

Outro ponto muito importante, é a facilidade de programar no Linux devido à estrutura do sistema operativo. Cada recurso que o sistema operativo é representado por um ficheiro. É facil utilizar esse recurso quando estamos a programar, é apenas necessário aceder a esse ficheiro e ler o que lá está.

Teria muitos outros pontos que poderia focar, desde a organização que um sistema operativo assim mantém, as actualizações diárias, etc etc...
Não estou a tentar vender nada, até porque tenho consciencia que passei uns primeiros dias complicados quando o instalei pela primeira vez.
Mas agora não quero mais nada :P

Quem estiver interessado:
http://www.ubuntu.com/

Daqui a uns dias se vir que é um assunto que interesse ao fórum colocarei um tutorial de como instalar o Ubuntu usando uma pen :P

Cumprimentos

edit:
Usem a versão 10.04_1 para já se quiserem experimentar, a versão 10.10 ainda está em desenvolvimento.
Saem duas versões novas de Ubuntu por ano, a versão X.04 que sai em Abril(04) e a versão X.10 que sai em Outubro(10)

« Última modificação: Setembro 11, 2010, 03:04:07 por Zarret »

Offline Odones

• Lost Imortals
  • Newbie
  • *
« Responder #3 em: Setembro 24, 2010, 12:11:20 »
boa iniciativa.
também uso Linux há uns anos :P
num pc debian, noutro suse e noutros ubuntu.
já virei p o lado do gentoo mas não tinha tempo para aprender a instalar como devia.

O-D

Offline xion

• Newbie
  • *
« Responder #4 em: Outubro 01, 2010, 11:03:45 »
Boas

É sempre bom ver um tópico como este, sempre dá para promover e explicar melhor a outros users que as distros Linux não são um bicho-papão.

Também uso o Ubunto, embora tenha começado com o red hat entreprise server.

Tudo o que o Zarret disse apoio a 100%.

Ultimamente tenho usado tb a distro Arch-Linux que aconselho aos utilizadores mais habituados,
para quem não conhece aqui fica o link http://www.archlinux.org/

btw, estagiei na Caixa Mágica Software, aconselho a não usarem essa distro :P

cumps

Offline Mouse

• Spammeister
« Responder #5 em: Outubro 06, 2010, 01:54:51 »
Por mim podes postar o Tutorial , sempre bom ter mais conhecimentos de outras coisas e nunca percebi bem este lado e estou interessado pelo menos a perceber e testar.

Offline barrasco

• Epic Winner
  • Sou spamer, eu
  • *
« Responder #6 em: Março 14, 2012, 10:24:40 »
Boas

Eu ando interessado em explorar o sistema linux, se puderem colocar um tutorial, ou mais umas dicas agradecia pois informação a mais é bem vinda.

:upeyes:
Cumpz

Offline Hornefury

• Newbie
  • *
« Responder #7 em: Março 14, 2012, 10:37:24 »
Um tutorial passo a passo para jogar WoW no Linux era bem vindo :)
For The Horde
Hornefury

Offline Belfsbu

• Newbie
  • *
« Responder #8 em: Março 14, 2012, 21:17:33 »
Boas,

eu uso ubuntu, ou neste caso Macbuntu, fica com um grafismo mais OSX e no entanto o Pc fica mais rapido e estavel...

e estou a usar um Magalhaes, c/ 2 Gb Ram, disco 40GB.

o SO ocupa somente 4,4Gb ( em comparacao com Windows, nao e nada ) e tem os drivers todos a funcionar correctamente...

a instalação e super facil :

sacas e instalas : Universal-USB-Installer-1.8.6.8

Crias o Iso com a versao mais recente do ubuntu

arranque pela pen no pc que queres instalar e depois e so seguir os passos...

se tiveres mais duvidas diz algo...

"Prefiro que me chamem ANTI-SOCIAL do que fingir que gosto de algumas pessoas"

Offline Belfsbu

• Newbie
  • *
"Prefiro que me chamem ANTI-SOCIAL do que fingir que gosto de algumas pessoas"